Isa Penna Deputada Estadual (PSOL-SP)

Isa Penna tem 28 anos e está deputada estadual por São Paulo. Elegeu-se em 2018 com 53.838 votos e é parte da aguerrida bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), única na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) composta majoritariamente por mulheres.

Nossas pautas prioritárias são o feminismo e a vida das mulheres, a defesa do futuro e dos sonhos da juventude, os direitos humanos e a educação. Mas o principal compromisso da Mandata Coletiva e Feminista da Isa é de levar a voz do povo para o Parlamento. São tempos difíceis, mas estamos na luta!

Ocupando a Política

Com 23 anos, Isa Penna foi candidata a Deputada Estadual pelo PSOL em São Paulo nas eleições gerais de 2014. Apesar de poucos recursos e ter uma equipe de campanha composta por militantes jovens, ela teve um resultado surpreendente, com 6.915 votos com o slogan "Mulheres na política, política nas ruas". Após o período eleitoral, continuou fortalecendo a luta feminista, e passou a receber diversos convites para debates e participação na imprensa.


Em 2016, Isa disputou o cargo de vereadora, após um processo de diversos debates com mulheres na cidade, resultando no movimento "#SPPrasMinas", que posteriormente se transformou no slogan de uma campanha eleitoral que somou 12.439 votos. Com a terceira maior votação do PSOL, Isa se tornou a primeira suplente da bancada do partido em São Paulo.


Em março de 2017, Isa Penna assumiu a cadeira de vereadora por 30 dias, após licença de Toninho Vespoli, e junto com Sâmia Bomfim compôs uma bancada 100% feminina e feminista na Câmara de São Paulo durante o mês das mulheres. Neste período, apresentou o "PL SPprasMinas", projeto de lei pela criação de um Fundo de Investimento Municipal pelo Direito das Mulheres, visando qualificar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher e realizar campanhas preventivas contra o machismo! Além de promover uma assembleia pública na Câmara Municipal de São Paulo para debater a violência contra as mulheres.

Militância cotidiana

Durante sua passagem pela PUC-SP, foi da gestão do histórico Centro Acadêmico 22 de agosto nos anos de 2010 e 2013 com o grupo “Construção Coletiva”.

 

Também participou por alguns anos da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED). Durante todo período universitário, lutou contra a forte elitização que a PUC-SP passou. Mas sua luta extrapolou os muros da pontifícia.

Em junho de 2013, ao lado de milhares de jovens, Isa ocupou as ruas! Em 2014 ajudou a fundar o movimento RUA - Juventude Anticapitalista, que existe de norte à sul do Brasil! Na primavera feminista de 2015, ocupou avenidas contra o PL 5069. E é da geração de feministas que derrotaram Eduardo Cunha!

Feminista na veia

Militante feminista, Isa Penna é atualmente deputada estadual pelo  PSOL em São Paulo, defendendo principalmente pautas relacionadas ao combate à cultura do estupro e a violência contra as mulheres, a divisão sexual do trabalho e a importância das mulheres ocuparem os espaços público e a política.

Isa defende um feminismo interseccional, que incorpora as reivindicações da mulheres negras e LBT’s, além de levar em consideração a luta de classes no debate feminista.

É uma das criadoras, já em 2010, do coletivo feminista Yabá (Direito da PUC-SP). Hoje, costuma ser convidada a contribuir com a fundação de coletivos feministas em universidades e bairros.

Juventude e Ousadia

Influenciada pelos pais militantes, Isa Penna começou a se interessar por política aos 15 anos, quando ajudou a editar o jornal dos estudantes do colégio Sagrado Coração de Jesus, porém passou a atuar mais cotidianamente quando ingressou na PUC-SP em 2009, onde estudou até 2014. Em 2010, Isa decide se filiar ao PSOL. Quatro anos mais tarde, aceitou o desafio de concorrer a um cargo legislativo pela primeira vez, aos 23 anos, encabeçando uma campanha coletiva com o objetivo de debater as pautas das mulheres e dos jovens no período eleitoral. Além do PSOL, Isa é militante do Rua - Juventude Anticapitalista e da Frente Povo Sem Medo.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright © COMUNICAÇÃO MANDATA ISA PENNA DEPUTADA ESTADUAL,
todos os direitos reservados.